PSICOTERAPIA
PARA ESTUDANTES
DE PSICOLOGIA

POR QUE UM ESTUDANTE
DE PSICOLOGIA PRECISA FAZER PSICOTERAPIA?

A prática clínica ainda é a vertente mais procurada por estudantes de psicologia e recém-formados como campo de atuação profissional. Porém, a formação não está concluída junto com o término do curso, pelo contrário, sua jornada na análise pessoal, supervisão, estudos e cursos complementares está apenas começando.

No percurso da faculdade o estudante irá se deparar com uma série de eventos que lhe afetarão profundamente. Mesmo para quem não for seguir o caminho da prática clínica, a psicoterapia é importante para auxiliá-lo e fortalecê-lo frente às demandas dessa nova realidade, ou desta realidade mais presente: o sofrimento e o desenvolvimento humano.

Além da função estruturante, o autoconhecimento promovido pela psicoterapia, permite que o profissional não misture seus conteúdos pessoais com os do paciente. Isso não implica em uma neutralidade do psicólogo, muito pelo contrário: sabemos da questão da empatia, de nos conectarmos ao outro, mas devemos estar conscientes de como esta relação se dá. Antes de nos aventurarmos no encontro analítico, devemos olhar cuidadosamente para a relação com nós mesmos.

A psicoterapia didática (voltada para profissionais em formação) visa possibilitar o contato e a aprendizagem com suas próprias vulnerabilidades e dificuldades, condição fundamental para a formação de sua postura profissional. Além disso, não é apenas através de leituras de revistas especializadas que o psicólogo conseguirá lidar com as questões surgidas no trabalho cotidiano. Sua eficácia depende, em grande medida, do desenvolvimento de sua própria psique.

A Terapêutica Clínica de Psicologia é uma clínica fundada 2012, com sede no bairro da Vila Mariana, na cidade de São Paulo. Através de uma equipe composta por profissionais qualificados, pós – graduados e anos de experiência prática em psicologia clínica, a Terapêutica preocupa-se em disponibilizar serviços com competência, seriedade e ética.

Aos graduandos da Faculdade de Psicologia, oferecemos o serviço de Psicoterapia, nas abordagens da Psicanálise (Freudiana e Winnicottiana) e Psicologia Analítica a preços acessíveis.

Aos recém-formados oferecemos a Supervisão Clínica, ministradas através das abordagens: Psicanalítica (Winnicott) e Analítica (Jung).

“A formação da atitude clínica, no aluno de psicologia, engloba a psicoterapia pessoal do estudante, o conhecimento teórico e a prática clínica supervisionada. Estes fatores estão intimamente ligados, uma vez que os conhecimentos teóricos só podem ser internalizados e processados em uma psicoterapia pessoal que torne possível o conhecimento do mundo interno e a utilização dos recursos pessoais na investigação e compreensão dos processos psíquicos”  (AGUIRRE et al., 2000)

Terapêutica - Logo_M_Branco

Contato

Endereço: Rua Dr. Pinto Ferraz, 145 – A – Vila Mariana
Telefone: 11 2339 3768
Email: [email protected]