PSICOTERAPIA
INFANTIL

O QUE É PSICOTERAPIA INFANTIL?

A psicoterapia infantil é um espaço de acolhimento e escuta acerca das demandas emocionais apresentadas por uma criança. Através de materiais lúdicos como brinquedos, livros, e jogos, o terapeuta vai tendo oportunidade de acessar o mundo da criança e sua singularidade, podendo, assim, auxiliá-la de forma gradativa e cuidadosa no processo terapêutico. O papel dos pais é de extrema importância para o desenvolvimento adequado do processo, exigindo dos mesmos postura ativa e comunicação.

QUANDO PROCURAR UM PSICOTERAPEUTA INFANTIL?

Normalmente, os pais ou responsáveis procuram um terapeuta por iniciativas próprias quando percebem que algo possa estar ocorrendo com a criança, ou são encaminhadas por instituições como escolas, por exemplo, ou por outros profissionais (pediatras, fonoaudiólogos, nutricionistas, etc.)

Alguns exemplos de situações:

– Mudanças repentinas de comportamento
– Retraimento ou agressividade exacerbadas
– Dificuldades de aprendizagem
– Acontecimentos marcantes de vida (seja no aspecto individual ou familiar)
– Medos e Fobias

COMO FUNCIONA A PSICOTERAPIA INFANTIL?

Criança-Falando

Primeira Consulta

Na primeira consulta o terapeuta recebe o adulto que irá compartilhar a situação atual e assim apresentar a natureza da demanda. É nesse momento que terapeuta e responsável decidem se vale a pena seguir para a próxima fase e conhecer a criança ou se o caso apresentado desde já não configura um trabalho de psicoterapia infantil e por isso precisa ser encaminhado.

Sequência do Processo

Seguindo com o processo, inicia-se um período de “avaliação” das demandas da criança através da escuta da mesma na forma que ela consegue comunicar: falando, desenhando, brincando, jogando, interagindo. Após algumas consultas fecha-se esse segundo momento e apresenta-se tanto para a criança, quanto para os pais, os devidos encaminhamentos que podem ser:

a. Indicação de Psicoterapia infantil e apresentação de um “plano inicial” terapêutico;
b. Indicação para outro profissional;
c. Indicação de Psicoterapia para os pais com focos que podem ser individuais, de casal ou da família.

QUAIS OS OBJETIVOS DA PSICOTERAPIA INFANTIL?

null

Expressão de sentimentos e emoções

null

Apoio para resolução de conflitos

null

Contribuição para o desenvolvimento biopsicossocial

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL

null

Maria Fernanda Brazeiro

Psicóloga (CRP: 06/84139), formada pela Unisinos (Rio Grande do Sul) com experiência clínica desde 2006. Especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde (SES/SP) – área de concentração: saúde materno-infantil e Formação em orientação Familiar e processos psicoterapêuticos pelo Instituto Sedes Sapientiae. Psicoterapeuta adulta, infantil e supervisora clínica.
Terapêutica - Logo_M_Branco

Contato

Endereço: Rua Dr. Pinto Ferraz, 145 – A – Vila Mariana
Telefone: 11 2339 3768
Email: [email protected]